domingo, 7 de agosto de 2011

Alunos Geração Y

Entender os jovens é o primeiro passo para um bom relacionamento!!! Pensando nisso faço a reflexão:
Os alunos da geração Y (com 20 e poucos anos), chamados de nativos digitais, se assemelham aos alunos ingressantes do ensino superior na medida em que já nasceram em ambientes digitais. Ou seja, utilizam computadores em casa, no trabalho, lan house. Utilizam cada vez mais novas tecnologias em celulares de última geração, ipods, tablets, entre outros. Assim como comunicam-se intensamente via MSN (mensagens de texto). Compartilham informações através de blogs e alguns já interagem em comunidades através do twitter.
São jovens que gostam de aprender fazendo e buscam uma aprendizagem inquisitiva. Ou seja, querem ser estimulados a analisar de forma global e tem uma preocupação recente com a questão ambiental. Pode-se destacar nesses jovens o hábito de fazerem dez coisas ao mesmo tempo. Já que estudam ouvindo música, com a televisão ligada e respondem mensagem por MSN, por exemplo. Todos esses jovens são classificados como indivíduos multitarefas.  Buscam na universidade professores éticos e competentes, além de transparência nas relações com seus chefes. Permanecem cada vez mais tempo “em frente” de computadores, jogos, TV. Um das conseqüências é: jovens estão cada vez mais individualistas. No entanto, como tem acesso a uma gama de informações maior pelo uso da internet desenvolvem uma consciência social e preocupação com os direitos humanos maior que as gerações antecessoras.
Os desafios enfrentados pelos professores na EaD começam pelo fato de pertencerem a geração X (nascidos entre 1965 a 1977) ou gerações anteriores onde as tecnologias de informação como o uso de internet em banda larga ainda não existia. Alguns professores tem dificuldade em usar essas tecnologias.  Além disso, por ser uma modalidade nova de ensino os professores deverão ser agentes motivadores e orientadores no aprendizado do aluno. O que subentende saber lidar com ritmos individuais de aprendizado diferentes, com alunos diversificados, sejam socialmente e culturalmente. São alunos com perfis, experiências pessoais e profissionais também diferentes. O professor deve saber mediar eventuais conflitos que poderão surgir quando da participação em fóruns, por exemplo. Tem como desafios saber mediar, dirigir-se aos alunos pelo nome e valorizar a participação nas atividades propostas.
Os alunos enfrentam o desafio da desigualdade econômica, que faz com que muitos não tenham um computador em casa, não consigam acessar a internet através de uma banda larga. Algumas vezes não possuem maturidade para perceber o ensino a distância como uma modalidade de ensino facilitadora para o aprendizado. Alguns alunos não estão preparados para a mudança da forma de ensino do professor presencial, com quadro negro e giz para o professor e tutor on-line.
Assim, conclamo: Vamos conhecer melhor nossos jovens!!!
Fonte: Os artigos abaixo foram fornecidos pela Anhanguera Educacional S/A durante seu curso de formação de tutores ocorrido em Julho/2011.

1. Artigo de Rita Loiola com o título Geração Y.
2. Artigo de Daniella Cornachione com o título O estagiário e o presidente - quem pensa mais na natureza? 17/2/2011.

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