domingo, 7 de agosto de 2011

Minha participação no blog do Profº João Mattar

Fonte:
http://blog.joaomattar.com/2011/07/11/cibercultura-o-que-muda-na-educacao/#comments

Quanto aprendizado!!! No blog do Profº João Mattar ao acessar o vídeo EAD: antes e depois da cibercultura postei alguns comentários. Concordei com a idéia da Profª Ana Paula Beer sobre a discriminação da EaD por alguns alunos e professores. Os professores por acreditarem que serão substituídos pela tecnologia e os alunos porque estão acostumados ao modelo tradicional de educação – educação presencial -. Profº Mattar faz um alerta sobre esse tema citando que alguns modelos de EaD realmente querem substituir o professor pela tecnologia. Onde o objetivo da substituição é redução de custos através do pagamento de salários baixos aos professores-tutores pelas instituições de ensino. Eu questionei o Profº Mattar sobre como professores podem instigar seus alunos no processo de aprendizagem, para o aumento da participação deles em fóruns de discussão, por exemplo. Sua resposta de que professores podem estar focando muito nos fóruns e devem explorar outras alternativas, como blogs, fez eu abrir minha mente: ao lecionar em EaD devo buscar outras formas de maior participação dos alunos.
Profª Ana Paula Beer entrou então na discussão relatando a baixa participação de alunos nos fóruns. Já que é atualmente professora de EaD. Ela indica um texto muito interessante, com o seguinte título: Reflexões sobre “silêncio virtual” no contexto do grupo de discussão na aprendizagem via rede. Nesse texto minha posição de: todos os alunos devem participar ativamente dos fóruns de discussão modificou-se. Percebi que nem todos os alunos sentem a necessidade de manifestar-se e devo respeitar essa escolha. Fez eu refletir que o “silêncio virtual” pode indicar um momento de reflexão e sabedoria por parte do aluno.
Em seguida, Profª Ana Paula coloca um outro problema para discussão: uma das barreiras que dificultam e impedem a maior participação dos alunos é o uso da linguagem, ou seja, a dificuldade deles exporem suas ideias na forma escrita. Eu expresso minha concordância e cito a dificuldade dos alunos construírem uma frase em que haja: começo, meio e fim. Nesse ínterim entra em cena no grupo de discussão Profª Walkiria Bontorim que acrescenta o hábito de alguns alunos preferirem fazer contribuições e tirar suas dúvidas por email diretamente com o professor ou MSN. Profº Mattar percebendo os vários comentários surgidos sobre a baixa participação dos alunos em fóruns dá um conselho que refleti ser muito útil e eficaz na EaD: ....“Uma das maneiras usadas para “incentivar” a participação dos alunos em fóruns é que eles valham nota e então montar uma rubrica para a participação – p.ex. indicando quantos posts se espera do aluno, tamanho, características, respostas aos posts de outros. Isso é bastante chato, mas é muito utilizado, principalmente nos cursos norte-americanos....”
Profª Ana Beer cita o exemplo de uma colega que buscando incentivar a leitura e participação nos fóruns na EaD cria uma espécie de concurso onde o aluno que encontrar a resposta de onde encontra-se determinada frase de um texto da seção: Saiba Mais do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ganha uma viagem a Netuno, na forrma de um eticket impresso, como se fosse de uma passagem aérea convencional. É uma forma lúdica de aprender que fez eu compreender que o conceito de participação do aluno pode ser incentivado de uma forma diferente, não convencional e inovadora.
Vale a pena participar dos comentários postados nesse blog. Ideias consistentes e que "abrem" nossas mentes para a EaD!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário